- Home
-
Produtos
- Destaques Sambaki
- Arte Popular
- Indígena
- Decoração e Utilitário
- Acessórios De Moda
- Arte Religiosa
-
Artistas e Comunidades de Produção
- Vale do Jequitinhonha MG Cerâmica
- Mestre Jan Araújo- BA
- Bugras Indiana MS
- Mestre Reginaldo- BA
- Ivanildo PE - Bocejos
- Cerâmica Rendada- CE
- Mestre J. Borges e Filhos PE
- Roselis Alves- PE
- Miriti Abaetuba PA- Passarinhos /Cobras/Canoas
- Ivo de Sertânia PE- Retirantes
- Pássaros de Madeira e Cestos-BA- Santa Brígida
- Zé Crente -Ilha Do Ferro AL
- Mestre Elias - Gestantes Madeira PB
- Daniel de Sertânia PE
- Mestre João Alves- MG
- Tacy PE
- Capim Dourado - TO
- Aves - MS
- Buriti MA
- Cestaria Colorida Tucumã - PA
- João Batista Fruteiras, Frutas, Flores, Cactos Madeira PB
- Luisa dos Tatus PE
- Cida Lima PE- Cabeças
- Boró - Ilha Do Ferro AL
- Cestos Coloridos Piaçava BA
- Nene Cavalcanti Pb- Bonecas Cerâmica
- Etnia Baniwá - Indígena AM
- Etnia Yanomami - AM
- Etnia Baré - AM
- Etnia Ye´Kuana - RR
- Etnia Tikuna - AM
- Etnia Hupdaw- AM
- Etnia Tukano - AM
- Etnia Waiwai - PA
- Cerâmica Marajoara- PA
- Indígena Xingu MT
- Neguinha e Nanaí - PE
- Marcos de Sertânia PE - Cachorra Baleia
- Mestre Bezinho PE
- Mestre Abias PE
- Mestre Erasmo PE
- Mestre Mazinho- PE
- Brinquedos
- Promoções
- Cadeiras
- Contato
- Sobre
- Política de Privacidade
Vasilha moldada, esculpida e pintada à mão com o barro natural da Ilha de Marajó PA.
Os grafismos são inspirados na arte ancestral da fase Marajoara.
MEDIDAS APROXIMADAS:
Diâmetro: 24cm da boca: 15cm
Altura: 30cm
SOBRE A ARTE MARAJOARA:
A arte marajoara é um tipo de cerâmica fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha brasileira de Marajó (próximo a Belém, no estado do Pará), na foz do rio Amazonas, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C. O período de produção desta cerâmica tão sofisticada esteticamente é chamado de "fase marajoara", uma vez que existem sucessivas fases de ocupações na região, cada uma delas com uma cerâmica característica.
A fase marajoara é a quarta fase de ocupação da ilha. Sucessivamente as fases de ocupação são: Fase Ananatuba (a mais antiga), a Fase Mangueiras, a Fase Formigas, a Fase Marajoara e a Fase Aruã. Destas cinco fases, a Fase Marajoara é a que apresenta a cerâmica mais elaborada, sendo reconhecida por sua sofisticação.
A cerâmica marajoara foi descoberta em 1871 quando dois pesquisadores visitavam a Ilha de Marajó, Charles Frederick Hartt e Domingos Soares Ferreira Penna. Hartt impressionou-se tanto com o que viu que publicou um artigo em uma revista científica, revelando ao mundo a então desconhecida cultura marajoara.
Sobre a CERÂMICA:
Os índios do Marajó confeccionavam objetos utilitários, mas também decorativos. Entre os vários objetos encontrados pelos pesquisadores encontram-se vasilhas, potes, urnas funerárias, brinquedos, estatuetas, vasos, pratos e tangas . A igaçaba, por exemplo, era uma espécie de pote de barro ou uma talha grande para a água, que servia para conservar alimentos e outros. Hoje existem várias cópias das igaçabas de Marajó.
Todos apresentam uma grande diversidade de formas e padrões de decoração, sendo um dos mais conhecidos o das urnas globulares que apresentam decoração pintada e modelada representando figuras antropomorfas (primatas). Outros tipos de urnas combinam pintura, o uso de incisões e excisões e modelados que representam figuram antropomórficas e zoomórficas. Outros vasos foram decorados com pintura de motivos geométricos, podendo ser citados neste caso formas mais simplificadas como por exemplo as tigelas, e outros apresentando formas mais complexas como vasos de base dupla, urnas funerárias, estatuetas, pratos, tangas e tigelas em pedestais.
A cerâmica marajoara é geralmente caracterizada pelo uso de pintura vermelha ou preta sobre fundo branco.
Uma das técnicas mais utilizadas para ornamentação desta cerâmica é a do champlevé ou campo elevado, onde são conseguidos desenhos em relevo por meio de decalque de desenhos sobre uma superfície alisada e escavando em seguida a área sem marcação.
Entre os motivos de decoração mais comuns encontrados nesta cerâmica estão animais da fauna amazônica, como serpentes e macacos, a figura humana e figuras antropozoomórficas. Tendo em vista o aumento a sua resistência do produto final eram agregados antiplásticos ou tempero na argila, dentre os quais cinzas de cascalho e de ossos e concha. Antiplástico ou tempero são termos que se utiliza para designar os elementos, como por exemplo, cacos, conchas moídas, cascas de árvores queimadas e piladas, espículas de esponjas, areia, etc. que são acrescentados na argila para torná-la mais resistente evitando que se quebre durante o processo de fabricação de um artefato.
Depois de modelada, a peça era pintada, caso o autor o pretendesse, com vários pigmentos, existindo uma abundância de vermelho em todo o conjunto encontrado, e somente depois cozidas numa fogueira a céu aberto. Após a queima da cerâmica, esta era envernizada, propiciando à peça um aspecto lustroso. São conhecidas cerca de quinze técnicas de acabamento das peças, revelando um dos mais complexos e sofisticados estilos cerâmicos da América Latina pré-colonial.
Os artefatos mais elaborados eram destinados ao uso funerário ou ritual. Os artefatos encontrados que demonstram uso cotidiano apresentam decoração menos rebuscada.
É dificultado o resgate de peças de cerâmica marajoara pelas inundações periódicas e até pelos numerosos roubos e saques do material, frequentemente contrabandeado para território exterior ao brasileiro.
Lembrando que produtos artesanais podem apresentar variações de cor, formas, desgastes, pequenas manchas o que os tornam únicos e especiais.
Vaso Marajoara Pa
Vasilha moldada, esculpida e pintada à mão com o barro natural da Ilha de Marajó PA.
Os grafismos são inspirados na arte ancestral da fase Marajoara.
MEDIDAS APROXIMADAS:
Diâmetro: 24cm da boca: 15cm
Altura: 30cm
SOBRE A ARTE MARAJOARA:
A arte marajoara é um tipo de cerâmica fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha brasileira de Marajó (próximo a Belém, no estado do Pará), na foz do rio Amazonas, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C. O período de produção desta cerâmica tão sofisticada esteticamente é chamado de "fase marajoara", uma vez que existem sucessivas fases de ocupações na região, cada uma delas com uma cerâmica característica.
A fase marajoara é a quarta fase de ocupação da ilha. Sucessivamente as fases de ocupação são: Fase Ananatuba (a mais antiga), a Fase Mangueiras, a Fase Formigas, a Fase Marajoara e a Fase Aruã. Destas cinco fases, a Fase Marajoara é a que apresenta a cerâmica mais elaborada, sendo reconhecida por sua sofisticação.
A cerâmica marajoara foi descoberta em 1871 quando dois pesquisadores visitavam a Ilha de Marajó, Charles Frederick Hartt e Domingos Soares Ferreira Penna. Hartt impressionou-se tanto com o que viu que publicou um artigo em uma revista científica, revelando ao mundo a então desconhecida cultura marajoara.
Sobre a CERÂMICA:
Os índios do Marajó confeccionavam objetos utilitários, mas também decorativos. Entre os vários objetos encontrados pelos pesquisadores encontram-se vasilhas, potes, urnas funerárias, brinquedos, estatuetas, vasos, pratos e tangas . A igaçaba, por exemplo, era uma espécie de pote de barro ou uma talha grande para a água, que servia para conservar alimentos e outros. Hoje existem várias cópias das igaçabas de Marajó.
Todos apresentam uma grande diversidade de formas e padrões de decoração, sendo um dos mais conhecidos o das urnas globulares que apresentam decoração pintada e modelada representando figuras antropomorfas (primatas). Outros tipos de urnas combinam pintura, o uso de incisões e excisões e modelados que representam figuram antropomórficas e zoomórficas. Outros vasos foram decorados com pintura de motivos geométricos, podendo ser citados neste caso formas mais simplificadas como por exemplo as tigelas, e outros apresentando formas mais complexas como vasos de base dupla, urnas funerárias, estatuetas, pratos, tangas e tigelas em pedestais.
A cerâmica marajoara é geralmente caracterizada pelo uso de pintura vermelha ou preta sobre fundo branco.
Uma das técnicas mais utilizadas para ornamentação desta cerâmica é a do champlevé ou campo elevado, onde são conseguidos desenhos em relevo por meio de decalque de desenhos sobre uma superfície alisada e escavando em seguida a área sem marcação.
Entre os motivos de decoração mais comuns encontrados nesta cerâmica estão animais da fauna amazônica, como serpentes e macacos, a figura humana e figuras antropozoomórficas. Tendo em vista o aumento a sua resistência do produto final eram agregados antiplásticos ou tempero na argila, dentre os quais cinzas de cascalho e de ossos e concha. Antiplástico ou tempero são termos que se utiliza para designar os elementos, como por exemplo, cacos, conchas moídas, cascas de árvores queimadas e piladas, espículas de esponjas, areia, etc. que são acrescentados na argila para torná-la mais resistente evitando que se quebre durante o processo de fabricação de um artefato.
Depois de modelada, a peça era pintada, caso o autor o pretendesse, com vários pigmentos, existindo uma abundância de vermelho em todo o conjunto encontrado, e somente depois cozidas numa fogueira a céu aberto. Após a queima da cerâmica, esta era envernizada, propiciando à peça um aspecto lustroso. São conhecidas cerca de quinze técnicas de acabamento das peças, revelando um dos mais complexos e sofisticados estilos cerâmicos da América Latina pré-colonial.
Os artefatos mais elaborados eram destinados ao uso funerário ou ritual. Os artefatos encontrados que demonstram uso cotidiano apresentam decoração menos rebuscada.
É dificultado o resgate de peças de cerâmica marajoara pelas inundações periódicas e até pelos numerosos roubos e saques do material, frequentemente contrabandeado para território exterior ao brasileiro.
Lembrando que produtos artesanais podem apresentar variações de cor, formas, desgastes, pequenas manchas o que os tornam únicos e especiais.
Produtos Relacionados
Parcelas | Total | |
---|---|---|
1 x | de R$818,00 sem juros | R$818,00 |
2 x | de R$440,25 | R$880,50 |
3 x | de R$297,83 | R$893,50 |
4 x | de R$226,71 | R$906,83 |
5 x | de R$183,74 | R$918,70 |
6 x | de R$154,94 | R$929,66 |
7 x | de R$134,06 | R$938,41 |
8 x | de R$118,85 | R$950,76 |
9 x | de R$106,97 | R$962,70 |
10 x | de R$97,06 | R$970,56 |
11 x | de R$89,33 | R$982,58 |
12 x | de R$82,90 | R$994,77 |
1 x de R$818,00 sem juros | Total R$818,00 | |
2 x de R$409,00 sem juros | Total R$818,00 | |
3 x de R$272,67 sem juros | Total R$818,00 | |
4 x de R$229,02 | Total R$916,08 | |
5 x de R$184,18 | Total R$920,90 | |
6 x de R$154,29 | Total R$925,73 | |
7 x de R$132,50 | Total R$927,53 | |
8 x de R$116,53 | Total R$932,27 | |
9 x de R$104,24 | Total R$938,16 | |
10 x de R$94,16 | Total R$941,60 | |
11 x de R$86,01 | Total R$946,10 | |
12 x de R$79,10 | Total R$949,21 |
1 x de R$818,00 sem juros | Total R$818,00 | |
2 x de R$409,00 sem juros | Total R$818,00 | |
3 x de R$272,67 sem juros | Total R$818,00 | |
4 x de R$211,64 | Total R$846,55 | |
5 x de R$172,21 | Total R$861,03 | |
6 x de R$145,96 | Total R$875,75 | |
7 x de R$127,22 | Total R$890,56 | |
8 x de R$113,20 | Total R$905,61 | |
9 x de R$102,30 | Total R$920,74 | |
10 x de R$93,61 | Total R$936,12 |